terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


NEUROFITNESS, a Ginástica Mental

O neurofitness, neuróbica ou mental fitness é uma nova área de prevenção e promoção da saúde neuropsicológica, que pretende ajudar a preservar a capacidade de concentração, memória, aprendizagem, pensamento e desempenho geral das funções superiores da psique.
Associado a um novo conceito de intervenção e prevenção, o neurofitness, surge destinado à promoção da saúde mental, potenciando o desenvolvimento psíquico, bem como, a melhoria das funções cognitivas, a longevidade cerebral e a prevenção dos déficits cognitivos, tendencialmente, gravados pelo natural processo de envelhecimento.
Neste sentido, o neurofitness, neuróbica ou mental fitness tem vindo a assumir uma posição de destaque, enquanto estratégia preventiva de intervenção, convergindo de forma unânime enquanto vector facilitador de reforço da reserva cognitiva, viabilizando a estimulação do indivíduo em geral, e do seu cérebro em particular, capacitando-o a concretizar de modo mais eficaz as tarefas diárias habituais.
Convém, todavia, e como regra número um, não esquecermos, que o cérebro é um órgão, logo, o seu bom funcionamento depende do nível e intensidade da exercitação a que está sujeito.
Assim, o que se pretende com a neuróbica é, acima de tudo, e antes de mais, agir sobre as áreas do cérebro que, habitualmente, se exercitam de forma rotineira, potenciando a prática de funções instrumentais que estimulem áreas cerebrais pouco utilizadas.
A título de exemplo, a simples escovagem dos dentes pode constituir um exercício de neuróbica se em vez de utilizarmos a mão habitual, alternarmos a actividade, utilizando a outra mão.
Ao praticarmos neurofitness, estamos, sem dúvida, a obrigar, grande número de células cerebrais, a exercitar-se, pelo que podemos afirmar que se por um lado ganhamos através do uso, o mesmo perdemos pelo desuso.
Quanto mais activas as diferentes áreas do nosso cérebro estiverem, mais fortes e saudáveis as suas conexões serão.
Aliás, o declínio das funções mentais associado ao avanço da idade parece resultar, não da morte das células nervosas cerebrais, mas sim, da redução do número de conexões entre elas existentes.
Neste âmbito, o objectivo das actividades de neuróbica, é evitar esse declínio, reforçando quer o número, quer a qualidade das conexões cerebrais estabelecidas, ajudando o praticante a manter um nível permanente de capacidade, força e flexibilidade mental.
A eficácia do neurofitness depende da prática de exercícios que permitam o recurso permanente aos cinco sentidos, que, estimulando a tendência natural do cérebro, permitem formar associações entre diferentes tipos e fontes de informação.
Mudar os comportamentos, introduzindo o inesperado para quebrar a rotina e mobilizar os sentidos parece ser a chave para o sucesso.
Fundamentando-se na prática de tarefas e exercícios de estimulação, assentes no reforço da plasticidade cerebral, o neurofitness tem como finalidade, mais que quantificar as práticas, promover a crescente agilização das funções cognitivas superiores.
Siga o meu conselho:
Pratique NEUROFITNESS, e mantenha MENTE sã em CORPO são.

Sem comentários: